Encontro contou com participação do presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, debate jurídico, decisões sobre as contribuições dos trabalhadores e o fortalecimento das Convenções Coletivas
A 48ª Assembleia Geral dos Empregados no Comércio, promovida pelo SEC-BG na noite desta quarta-feira (26), marcou o início oficial da Campanha Salarial 2026, com ampla participação da categoria no Clube Corinthians. O encontro também serviu como espaço de debate qualificado sobre temas estruturantes do trabalho comerciário, além de deliberações importantes sobre o financiamento sindical.
A Assembleia contou com a presença do presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, que destacou em sua fala a recente aprovação da mudança no limite mensal para declaração do Imposto de Renda, medida que traz impacto direto e positivo no orçamento dos trabalhadores e reflete avanços na pauta tributária defendida pelas centrais sindicais. “A partir do próximo ano, somente quem recebe salários superiores a R$ 5 mil terá obrigatoriedade de declarar e pagar imposto de Renda. Esta é uma conquista relevante para os trabalhadores e resultado direto da articulação das entidades representativas”, disse.
O assessor jurídico da entidade, Eduardo Francisquetti, apresentou as cláusulas que integrarão a pauta de negociação com o setor patronal na campanha de 2026. Entre os pontos abordados estiveram reajuste salarial, benefícios, trabalho aos domingos e feriados, descanso semanal remunerado, além de direitos previstos pela Convenção Coletiva que são essenciais para a valorização e proteção da categoria.
Financiamento sindical e decisões da Assembleia
Em um debate transparente e participativo, a Assembleia discutiu amplamente o tema do financiamento sindical, reforçando sua importância para a manutenção dos serviços oferecidos à categoria e para o fortalecimento da negociação coletiva. Os comerciários aprovaram o percentual mensal de 1% incidente sobre o Piso Profissional da Categoria, contribuindo para assegurar a estrutura necessária ao trabalho sindical.
Também foi debatido, aprovado, garantido e respeitado o direito de oposição, um princípio democrático fundamental. A Assembleia aprovou a possibilidade de manifestação de oposição durante o próprio encontro e, assim, o Sindicato recebeu, de forma regular, várias cartas de oposição daqueles que assim se posicionaram.
A presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici, destacou o caráter democrático e participativo do processo. “Desde a convocação do edital, as mídias digitais, a panfletagem na categoria, os anúncios em rádios e as matérias em jornais da cidade e região, além das visitas em lojas que foram feitas, convidando a categoria para a assembleia, sempre salientamos o direito da manifestação de ideias e propostas da categoria para a manutenção do sindicato, independentemente de ser a favor ou contra as contribuições para o financiamento sindical. Nosso compromisso é assegurar que todas as decisões sejam tomadas pela assembleia, de forma transparente, com respeito às diferentes posições e com a participação direta da categoria. A presença dos comerciários fortalece o Sindicato, legitima nossa pauta e reforça a importância da organização coletiva”, frisa
Integração e valorização da categoria
A noite também foi marcada por momentos de convivência e integração. Os participantes foram recepcionados com um coquetel especial, e o evento contou com um sorteio de prêmios entre associados e contribuintes, celebrando a união da categoria e abrindo oficialmente mais um ciclo de mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores do comércio.
O SEC-BG seguirá acompanhando a tramitação das pautas de interesse dos trabalhadores e conduzindo as negociações da Campanha Salarial 2026, mantendo o compromisso de transparência, diálogo e defesa permanente da categoria.
Ainda serão realizadas, entre dezembro e janeiro, assembleias nos municípios que compõem a base territorial do Sindicato: dia 3 de dezembro em Nova Prata; dia 5, em Veranópolis; dia 10, em Garibaldi e dia 12 em Carlos Barbosa. Já em janeiro serão realizadas assembleias em Nova Bassano, dia 14; Nova Araçá, dia 15 e Paraí, dia 21.